Páginas

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Não hás-de escapar, caneco!


Já seríamos matematicamente campeões há várias jornadas, não fosse a quantidade de pontos oferecidos pelos árbitros aos segundo e terceiro classificados, ao longo do campeonato. É importante não esquecer. Mesmo assim, agora já só falta um ponto. Não há-de escapar, o caneco!

Apesar de termos passado a época a lutar para vencer um campeonato inquinado, em que os nossos adversários directos têm mais dez a doze pontos do que deveriam ter, apesar dos sete pontos de desvantagem aquando da mudança de treinador, perto do final da primeira volta, eis que chegamos a uma jornada do fim a precisarmos de apenas um ponto para sermos Campeões. É obra, senhor Lage! É obra, Equipa!

Mas isto ainda não está ganho. O mister e os jogadores sabem-no, nós não nos podemos esquecer. Pela nossa parte, é continuarmos a dar-lhes aquela energia que faz a diferença e que os torna ainda mais fortes, sem a euforia do "já ganhámos", mas com muita confiança na vitória! 

A ANSIEDADE E A QUALIDADE
Esta é uma fase em que os aspectos emocionais se sobrepõem aos aspectos tácticos. A ansiedade é incontornável e o medo de perder rivaliza com a vontade de ganhar. Isto tem originado jogos de loucos, em que tão depressa estamos à beira do abismo como estamos perto de aplicar mais uma goleada. Bravamente, a nossa Equipa tem conseguido sempre impor a sua qualidade, com muita garra e com muito talento, e as nossas vitórias sucedem-se.

Em termos colectivos, temos muita qualidade e criatividade na organização ofensiva e somos letais na transição. Mas há aspectos em que me parece que podemos fazer melhor. A reacção à perda; a organização defensiva; e o controlo de jogo em posse, certamente irão merecer uma atenção especial do mister Lage, no seu processo de desenvolvimento do nosso jogo.

Mas isso será na pré-época, que agora não há tempo. Agora é dar tudo o que temos! Eles nos campo e nós nas bancadas, nos cafés, nas ruas e nas estradas! Não hás-de escapar, caneco!


5 comentários:

  1. Nem acredito que estamos a 1 pontinho do título! Mas é como dizes. Nada está ganho ainda. Primeiro porque o Santa Clara é a equipa revelação, depois do Moreirense. Vai nos dar trabalho. Mas essa coisa da ansiedade e do nervosismo é que o Lage terá de gerir bem, mesmo tendo em conta os vários jogadores experientes que temos no plantel. O sofrimento em Vila do Conde era desnecessário. Como se pode falhar golos assim e tantas jogadas mortais de ataque. Enfim, essa já foi! Agora é ganhar o jogo que falta e ponto final! Ufa! Só de escrever estas linhas já estou ofegante, imagina como vai ser no domingo!
    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ansiedade vai estar lá, não há muito a fazer em relação a isso. O que é preciso é que, mesmo com ansiedade, os jogadores consigam atacar com muita energia e com muita criatividade. Se assim for, com maior ou menor sofrimento, havemos de ganhar!

      Nesta fase, e sobretudo desde que perdemos o Gabriel, não estamos a conseguir controlar os jogos. Mas estamos a conseguir impor a nossa superioridade graças ao talento e à garra dos nossos jogadores. Mesmo sofrendo um ou outro golo, mesmo falhando algumas ocasiões claras, estamos a conseguir produzir o suficiente para marcar uma média de 4 golos por jogo. Que seja mais um assim e depois o mister logo terá dois meses para melhorar o que tem de ser melhorado.

      Ufa! Só de escrever estas linhas já estou ofegante, imagina como vai ser no domingo! :)

      Eliminar
  2. Tenho grandes expectativas quanto ao Benfica do Lage na próxima época. Esta equipa com uns retoques e o Lage podendo fazer a pré-época, pode ser brilhante. Mas também não consigo pensar muito nisso antes de sermos campeões. Domingo, com o estádio a abarrotar, vai ser uma loucura, antes, durante e depois já com o 37 nas mãos. Que dia/noite!

    ResponderEliminar
  3. É verdade! Pensei que era domingo mas é sabado mesmo!
    Até lá então!

    ResponderEliminar

Partilha aqui a tua opinião