Páginas

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

terça-feira, 23 de abril de 2019

ONE DOWN, FOUR TO GO!



Que é como quem diz: "Esta já está, venha a próxima!" Mais uma vitória gorda, mais um passo firme rumo à Reconquista!

ASSIM LEVAM MAIS
Depois do Nacional (uma das equipas mais fracas do campeonato), foi a vez do Marítimo (outra das equipas mais fracas do campeonato), ser brindado com uma goleada das antigas para premiar a chico-espertice na escolha dos campos. A tentativa dos insulares em inverterem a ordem natural das coisas (leia-se o Benfica atacar para Sul na segunda-parte) custou-lhes um agregado de dejacheis a jero. Pode ser que na próxima época nem uma nem outra tenham a possibilidade de repetir a gracinha.

PRIMEIRA PARTE MORNA
Na primeira parte, apesar do golo madrugador do Félix e de mais meia dúzia de ocasiões de golo criadas e desperdiçadas, não tivemos tanta intensidade quanto seria desejável. No entanto, nunca o Marítimo causou qualquer perigo ou conseguiu sequer bloquear a nossa construção.

SEGUNDA PARTE DEMOLIDORA
Voltámos a entrar bem e a marcar cedo, pelo Pizzi, e conseguimos manter um ritmo muito forte ao longo de toda a segunda parte. Mais um golo do Félix, dois do Cervi e finalmente o Salvio a fechar a contagem na meia dúzia. Ainda deu para resguardar o Rúben do quinto amarelo, rever o Samaris a central, confirmar a enorme qualidade com bola do Taarabt e comprovar que, de facto, TODOS  CONTAM!



OS DESTAQUES
Globalmente, toda a equipa esteve muito bem, mormente na segunda parte. Os destaques óbvios vão para o Félix (dois golos e uma assistência), para o Cervi (dois golos), para o Pizzi (um golo e uma assistência) e para o Almeida (duas assistências). Mas também o Florentino merece uma referência especial. Não apenas pelos números impressionantes - 93% de passes certos e dez recuperações de bola - mas pela qualidade associada a estes números. A percepção, talvez extra-sensorial, do local e do timing adequados para atacar a bola ou o adversário; a clarividência no passe e a aparente facilidade com que faz tudo isto, levam-me a acreditar que temos aqui um monstro do futebol moderno. (O Seferovic também esteve bem a poupar os golos para a Pedreira.)

                             BENFICA 6 - Marítimo 0 (ficha do jogo aqui)


VENHA A PRÓXIMA
Ao contrário do que tem acontecido nos últimos tempos, o mister Lage terá agora cinco dias completos para preparar da melhor forma estes "oitavos-de-final" com o Braga. O adversário é forte e a corja de mafiosos que procura por todos os meios impedir o sucesso do Benfica verá certamente aqui uma boa possibilidade de conseguir os seus intentos. Teremos de ser enormes para conseguirmos ultrapassar não apenas o adversário legítimo, mas também os ladrões que serão designados pelo gang da arbitragem com a missão de nos desalojar da liderança. ENORMES SEREMOS!!




JAMOR COM ELAS
A nossa equipa feminina conseguiu virar a meia-final derrotando o Braga por 4-2 na segunda-mão. Desta vez, com uma arbitragem decente, foi possível às nossas jogadoras demonstrarem a sua clara superioridade. A alteração táctica promovida pelo mister João Marques também terá sido determinante. A colocação da Geyse na posição 9, libertando a Darlene para a construção no espaço 10, deu-nos muito mais qualidade no plano ofensivo. A Evy e a Jassie, pelas alas, transportaram muito jogo para a frente e a fortíssima dupla de meio-campo, formada pela Ana Vitória e pela Pauleta, conseguiu sempre controlar as operações no miolo. As centrais Tayla e Sílvia Rebelo, bem como as laterais Daiane e Yasmin, mostraram-se intransponíveis. De negativo, apenas aquele azar da GR Dani a oferecer um golo às bracarenses. Esta foi uma verdadeira final antecipada e é altamente provável que, frente ao Valadares Gaia, dia 18 de Maio no Jamor, a nossa equipa feminina consiga alcançar esse enorme objetivo de conquistar a Taça de Portugal na sua época de estreia. É obra!

6 comentários:

  1. Depois da tristeza da eliminação em Frankfurt, este fim de semana foi sem dúvida muito bom, com o grande feito do futebol feminino e a bela exibição do masculino. Vamos a isso porque há muitas finais para vencer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este não foi um ano de Europa, por várias razões. Mudança de treinador a meio da época, necessidade de estabilizar um Onze preferencial para o campeonato, dificuldade em preparar um plano B para gerir a vantagem na primeira mão, falta de ritmo dos menos utilizados, enfim... E mesmo assim podíamos perfeitamente ter passado. Bastava que não tivessem validado o golo em fora-de-jogo ou que aquele remate do Salvio ao poste tivesse entrado.

      Paciência. Na próxima época voltaremos mais fortes e temos de assumir como objectivo obrigatório o apuramento na fase de grupos da Liga dos Campeões, tem de ser essa a nossa fasquia mínima.

      Agora é dar tudo nas 4 finais!

      Eliminar
  2. Se Jardel e Fejsa tivessem mais ritmo de jogo não tenho dúvidas de que passaríamos pelo Frankfurt e depois nas meias finais tudo poderia acontecer. Temos de entender as opções do Lage ao colocar Jardel e Fejsa nos Jogos com o Frankfurt e também na 2ª mão da Taça com o Sporting. São duas referências do Benficapor tudo o que já fizeram, mas precisavam de mais tempo para entrar em forma. Jogaram muito mal nesses 3 jogos. De qualquer forma, o importante mesmo é o campeonato. Ser campeão este ano, depois de já estar quase tudo perdido pode valer por outro Tetra. E podendo o Lage começar a próxima época como campeão, mantendo a maior parte dos jogadores, contratando dois ou três bons atletas e ainda apostando em mais alguns de qualidade inegável na equipa B/Sub-23/Sub-19, temos equipa e treinador para ganhar vários anos seguidos. Mas temos de ser campeões neste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente! É fundamental sermos campeões este ano. E depois fazer uma boa pré-época, com o Lage a ter uma palavra a dizer em dispensas/contratações e preparar o plantel para podermos enfrentar não apenas o campeonato, mas também as outras provas, sobretudo a Liga dos Campeões.

      Eliminar
  3. Rio Ave 2-2 Porto! Que maravilha! Mesmo assim,há que ter cuidado porque nada está ganho ainda! Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada está ganho. Neste momento, estamos em segundo com menos um ponto. Temos que abordar o jogo de amanhã da mesma forma: é uma final para ganhar e mais nada!

      Eliminar

Partilha aqui a tua opinião