Páginas

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

sexta-feira, 15 de março de 2019

KEEP GOING!



Siga para os quartos! Até porque é preciso descansar que no domingo temos mais uma prova muito exigente. Fomos obrigados a trabalho suplementar para eliminar o Dinamo Zagreb, mas fomos compensados com uma dose generosa de vitamina V! Vitória justa daquela que mostrou ser a melhor equipa no conjunto das duas mãos. Fizemos uma exibição muito consistente, em crescendo, e mostrámos muito mais argumentos que o adversário, com momentos de grande futebol, em que sobressaem os golões do Ferro e do Grimaldo. 

OS DESTAQUES
Passando já para algumas referências individuais: enormes exibições do Ferro, do Pizzi e do RafaPara além da segurança que mostra a defender e da qualidade a construir, parece que gosta de marcar golos, o menino!! O Pizzi esteve em todo o lado e fez tudo bem. Merecia o golo, somou uma assistência. Ao Rafa, eu já lhe gritava para ele não correr tanto que domingo há mais! O Gabriel e o Jonas também fizeram um grande jogo. Pela negativa, o Yuri tarda em mostrar que pode ser uma alternativa credível e o Zivkovic vai somando oportunidades desperdiçadas, caminhando para o estatuto de eterna promessa...

O ANTES E O DEPOIS DO JONAS
Para além do regresso do Fejsa, a grande novidade foi o eixo central do ataque constituído por Jota e Rafa. São dois corpos supersónicos, que me parecem encaixar melhor naquela zona quando jogarmos em bloco baixo ou médio/baixo, explorando preferencialmente o jogo de transições. São muito fortes a atacar a profundidade, mas não estão talhados para segurar a bola e funcionar como pivots de ataque em organização ofensiva. Notou-se bem a diferença neste aspecto com o Jonas em campo. O velhinho sabe muito. Marca, joga e faz jogar. Cria um carrossel à sua volta que dá mais sentido à velocidade dos satélites na sua órbita. E volta a marcar!




POUPAR OU ARRISCAR, ERA A QUESTÃO
O grande debate entre a família benfiquista nos dias que antecederam este jogo foi em torno da necessidade de darmos prioridade ao campeonato, poupando o maior número de habituais titulares para o jogo com o Moreirense, e a necessidade de permanente afirmação na Europa olhando para este jogo como determinante. Eu defendi que não devíamos comprometer a saúde e a frescura da equipa para domingo, acreditando que mesmo um Onze com muitos jogadores menos utilizados seria capaz de remontar a eliminatória. Pois bem,  o mister Lage optou por uma solução mista, poupando Grimaldo, Samaris, Félix e Jonas, mas sem prescindir de Almeida, Pizzi e Rafa. (O Gabriel já tinha descansado de forma compulsiva no jogo com o Belenenses e para os centrais não havia alternativa). O objectivo foi alcançado, ainda que tenham sido necessários trinta minutos de esforço adicional. Agora é descansar bem, treinar pouco e dar tudo contra o Moreirense!

                              Benfica 3 - Dinamo Zagreb 0 (ficha do jogo aqui)


Entretanto, já sabemos qual é o próximo adversário na Liga Europa. O Frankfurt não é ein traque, bem pelo contrário, mas se estivermos ao nosso melhor nível temos todas as hipóteses de passar. Mas isso agora não interessa nada. Repito: Agora é descansar bem, treinar pouco e dar tudo contra o Moreirense!


4 comentários:

  1. Que impressionante este Ferro! Que classe! Realmente, só dando oportunidades a esses miúdos é que se saberá o que poderão render quando subirem umas escadinhas. As exibições que ele fazia na equipa "B" eram globalmente boas, mas o que tem jogado na "A"... acho que surpreendeu a maioria dos benfiquistas. É o mesmo fenómeno que aconteceu com o Lindelof que, de mais ou menos na "B" passou a Top dos Tops na "A". Só de lembrar que o Jovic jogou vários jogos na equipa B e parecia este mesmo Zé Gomes que já não entusiasma ninguém e de repente os tubarões andam todos loucos com ele. O Rúben Dias e Ferro jogaram muitos jogos com o sofrível Jovic na frente e agora terão de enfrentar o fenómeno Jovic no ataque do Eintracht de Frankfurt. O futebol tem destas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é! O Ferro está mesmo a superar as minhas expectativas mais optimistas. Já lhe notava uma qualidade diferenciada com a bola nos pés, mas por vezes parecia-me algo macio no desarme e até distraído na marcação, em muitos jogos na B. Talvez o nível competitivo já não fosse muito motivador para ele e então relaxava. Com o aumento da responsabilidade na equipa principal também aumentou os seus níveis de concentração e agora o Ferro está... como aço!

      Eliminar
  2. Sim, talvez seja isso mesmo. As exigências e os níveis de concentração ao mais alto nível são diferentes de quem joga na equipa "B". Eles sabem que o espaço para errar é na B e na 2ª Liga. Por isso, talvez esteja para breve a subida do Willock também, Kalaica, etc. Mas um bom ambiente lá em cima e com a ajuda dos mais experientes facilita muito a integração desses miúdos. Ver o à vontade do Florentino no centro do terreno é qualquer coisa de maravilhoso, lembrando que ainda há pouco tempo jogadores como o Filipe Augusto ou o Danilo (ex-Valência/Braga) tiveram tantas dificuldades para se afirmar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Mas um bom ambiente lá em cima e com a ajuda dos mais experientes facilita muito a integração desses miúdos." Isso mais a qualidade deles e a competência do treinador é a fórmula do sucesso.

      Eliminar

Partilha aqui a tua opinião