Páginas

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

sábado, 14 de maio de 2016

VITÓRIA DO BEM SOBRE O MAL

Já sabíamos que o futebol é a vida em noventa minutos e esta época desportiva deu-nos uma notável demonstração de como pode ser uma alegoria de valores.

O jogo tem uma forte componente aleatória, mas a experiência diz-nos que ao longo de uma prova longa os mais fortes prevalecem. GANHÁMOS porque fomos mais fortes e somos os mais fortes em todos os aspectos!


No jogo jogado, os jogadores do Sporting estiveram muito bem e podiam ter ganho. Só não ganharam porque tiveram azar. O azar deles chama-se Benfica.


No jogo falado, o indivíduo que ocupa actualmente a Presidência do Sporting e os seus inácios foram abjectos. Mancharam o nome do clube e até tiraram brilho ao desempenho dos próprios jogadores.


Entenderam estes arruaceiros que aumentariam as suas hipóteses se, aos jogadores e técnico contratados, acrescentassem uma campanha de comunicação baseada no insulto, arrogância, inveja e calúnia. Na tentativa de desestabilizar o principal adversário não tiveram pudor, nem respeito pelas regras mais básicas de civilidade, nem desportivismo. Esta atitude apenas os envergonha e exibe a sua mesquinhez. Estiveram muito mal.


Dispenso-me de repetir as inúmeras declarações em comunicados e conferências de imprensa que tinham como propósito achincalhar e dividir os elementos da Família Benfiquista. Não conseguiram! Teve o efeito contrário.


A todo esse ruído, soube o Sport Lisboa e Benfica responder com a dignidade própria dos verdadeiramente grandes. Com silêncio, trabalho, união, humildade, autoconfiança e respeito por todos os adversários. Qualquer que fosse o desfecho do campeonato já teríamos ganho! Seria sempre uma vitória da ética e dos valores fundamentais do desporto sobre a barbárie. A esta vitória moral, tivemos a capacidade de juntar uma saborosa e merecida vitória desportiva. Estivemos muito bem!


Esta não é apenas mais uma das muitas vitórias do Benfica sobre o Sporting.


É uma vitória do Bem sobre o Mal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha aqui a tua opinião