Páginas


Luisão - Vinte Títulos! (and counting...)

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

sexta-feira, 7 de julho de 2017

A PARTE BOA DO DEFESO





O defeso é uma seca! São muitas semanas sem vermos o Benfica a jogar, sem vibrarmos com os nossos golos e sem subirmos as escadas até ao Terceiro Anel. A parte boa do defeso é a expectativa em torno das novas contratações. Faz lembrar a emoção de quando éramos crianças e recebíamos brinquedos novos pelo Natal ou aniversário! Quase dois meses nos separam do fecho do mercado de Verão e já temos o sapatinho recheado com cinco novas prendas, ainda por desembrulhar.
Krovinovic, Chrien, Seferovic, Arango e Willock.

À excepção de Krovinovic, a recuperar de intervenção cirúrgica, são estes os novos elementos que se encontram a trabalhar às ordens do mister Rui Vitória, na preparação da época de ataque ao Penta. Nem todos têm a sua presença garantida no lote de 26-28 elementos que constituirá o plantel principal. A permanência de alguns deles neste grupo será ditada essencialmente por dois factores: a resposta dada nos treinos e jogos de preparação, e a quantidade e qualidade de opções para cada lugar. Especulemos então sobre as possibilidades de afirmação dos novos jogadores.



Os médios-centro Krovinovic e Chrien concorrem com Pizzi, Filipe Augusto e André Horta pela posição 8. Temos ainda o Samaris que, jogando preferencialmente a 6, também pode ser utilizado como segundo médio. Ou seja, não têm tarefa fácil.

Gostei muito da época do Krovimodric no Rio Ave. Mostrou técnica apurada e boa leitura de jogo. Parece ser um jogador intenso na luta pela posse de bola. Será necessário comprovar se tem capacidade táctica para se adaptar a um meio-campo a dois, com tarefas muito mais exigentes do que no habitual trio vilacondense. Quando a opção do mister passar pelo plano B - três médios - o croata estará como peixe na água.



Do sub-21 eslovaco, Martin Chrien (parece que se lê Krrién), vi pouco mais do que o que consta nos vídeos do youtube que partilho neste artigo. Aparentemente, é bom de bola e gosta de marcar golos. Assume-se como um box-to-box. Qualidade, parece ter. Estará pronto para a luta?






Seferovic - o internacional suiço (41 presenças) talvez seja, entre os cinco reforços apresentados, o único com presença garantida no plantel. A sua contratação não implica necessariamente a saída do Mitro ou do Raúl. Continuando o plano A a passar pela utilização de dois avançados-centro, como me parece óbvio, precisamos de quatro opções para o eixo de ataque. Jonas/Seferovic e Mitro/Raúl serão as nossas armas para segundo e primeiro avançados, respectivamente. Julgo que o suíço também poderá jogar a 9. O número de golos marcados pelo ex-Frankfurt não impressiona, mas isso diz-nos pouco. O Mitro e o Raúl também não traziam grandes números e no entanto...
Trata-se de um avançado trabalhador, que varre toda a frente de ataque e tem um pé esquerdo muito habilidoso. Parece ter propensão para fazer assistências. Acho que se vai adaptar bem ao Tetracampeão, até já fala um pouco de Português (não pelas lições do Kalaica).




Arango - Apresentou-se como sendo "forte, rápido e bom de cabeça". A auto-estima é um requisito muito importante, principalmente num goleador, e a do colombiano parece estar em alta! Esperemos que confirme os atributos e seja um verdadeiro reforço para o nosso ataque. A sua permanência no plantel estará certamente muito dependente da saída de alguém, mas... vamos ver.







Willock - Produto de reputada escola técnica, parece ainda muito cru em termos tácticos. Acho curioso que tenha optado por sair do Arsenal e de Inglaterra ainda tão novo, é caso raro. Simples demonstração de espírito aventureiro ou sabe que vem para o melhor clube do mundo?
Provavelmente vai treinar com os A e jogar com os B. A sua zona de acção está sobrelotada, pelo que só se for uma coisa do outro mundo é que terá o seu espaço esta época.





Fiquemos então com algumas jogadas dos novos craques, enquanto não os vemos fazê-las de águia ao peito. Falta pouco, mais meia dúzia de dias!...









P.S. Entretanto, ficámos a conhecer o calendário da Primeira Liga 17/18. É bom! Jogamos com todos duas vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha aqui a tua opinião