Páginas

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A MELHOR FORMAÇÃO DO MUNDO








Neste mês de setembro completam-se dez anos de funcionamento daquela que é, porventura, a obra mais importante na história do Sport Lisboa e Benfica - o Centro de Formação e Treino do Seixal. 

Neste período facturámos muitas dezenas de milhões de euros em transferências de jovens aqui formados e vários jogadores foram promovidos à nossa equipa principal, contribuindo decisivamente para êxitos desportivos e conquistas de títulos. 

Nos próximos tempos mais jogadores da nossa Formação nos ajudarão a ser mais fortes e mais ricos. José Gomes é uma quase-certeza e aposto também em Gedson, Jair, Ronaldo Camará e Embaló. Tenho a certeza que estes e muitos outros farão parte de um Benfica dominador a nível nacional e cada vez mais importante na Europa.

O nosso Centro de Formação e Treino é um pilar da nossa força e do nosso sucesso.

Num futuro próximo, será possível identificarmos na equipa principal o estilo de jogo desenvolvido nos escalões da Formação. Será um futebol ofensivo, baseado na técnica e criatividade dos jogadores formados no clube. A polivalência de funções e posições dos nossos jogadores será uma vantagem competitiva no futebol do futuro.

Num futuro próximo, surgirão craques atrás de craques e ficaremos surpreendidos com a capacidade de gerar “clones”. Quando, pela força dos euros, tivermos de ver sair aquele extraordinário extremo direito, logo surgirá outro igual ou melhor para o seu lugar. Quando aquele lateral esquerdo que nos enche as medidas for contratado por um tubarão, outro saltará da equipa B para cumprir com igual valia essa função.

Num futuro próximo, o plantel principal será constituído em grande parte por jogadores portugueses ou estrangeiros formados no Seixal. Não porque são baratos, não porque são novos, mas porque terão a qualidade que nós precisamos para continuar a vencer e chegar cada vez mais longe. 
A qualidade do treino, a ambição que faz parte do nosso ADN – o lema é Formar a Ganhar –, o apoio que é dado pela Estrutura, permitem formar jogadores de topo. 

A qualidade futebolística da maioria destes jovens jogadores é comprovada pelos títulos e pelas convocatórias para as Selecções Nacionais. O que mais me impressiona, contudo, é a maturidade e a atitude que eles revelam. Pela forma como jogam e pela forma como falam nas entrevistas, vê-se que há um trabalho de base que tem como preocupação formar não apenas jogadores mas homens responsáveis e equilibrados. 

Creio que vários factores contribuem para isto: a exigência do Clube e as condições que lhes são dadas para a obtenção de aproveitamento escolar; a presença desde muito novos em torneios internacionais; o contacto desde pequeninos com as câmaras da BTV. E, acima de tudo, a competência dos profissionais das diversas áreas que os acompanham.

Grande visão do nosso Presidente - o investimento na infraestrutura e no pessoal do Centro de Formação e Treino do Seixal é um dos actos mais determinantes na História do Benfica!

 Assim se vê a força do SLB!

2 comentários:

  1. Excelente artigo Migue Costa!

    Num momento em que a imprensa portuguesa tem dado foco aos jogadores leoninos e a sua formação, uma cerimónia de comemoração de 10 anos sobre o centro de formação do Benfica seria bem interessante e retiraria o "sound-byte" de Alcochete.

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Sim, PP, acho que se justifica assinalar com pompa e circunstância!

    Também ouvi que chega agora ao fim o contrato de "naming" do Centro de Estágios com a CGD. Sugestões para a nova designação?

    ResponderEliminar

Partilha aqui a tua opinião