Páginas

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

CONTER OS DANOS E CERRAR FILEIRAS




É a única coisa a fazer agora! Não podemos deixar que a desastrosa campanha europeia desta época contamine o objectivo PENTA, que está intacto. Não se trata de escamotear a verdade. As razões para este desaire devem ser analisadas internamente e tomadas as medidas necessárias para que não se repita. Na próxima época teremos de nos apresentar muito mais fortes logo desde o início, pois numa competição tão curta as primeiras jornadas são determinates. Precisamos de retomar o processo de convergência com a elite europeia. Temos de alimentar o sonho!

A meu ver, o objectivo mínimo do Benfica europeu deverá ser o apuramento na fase de grupos da Liga dos Campeões. Consolidar a presença no G16. A partir daí, há que reconhecê-lo, ficamos muito dependentes do que ditar o sorteio. Vimos de duas épocas consecutivas a atingir esse objectivo (feito inédito), incluindo uma honrosa participação nos Quartos-de-Final. Este ano não conseguimos os "mínimos olímpicos". Paciência. As seis derrotas em seis jogos são apenas um pormenor estatístico. O que nos matou foi a prestação nas duas primeiras jornadas (e o verdugo Malenco). O resto foi consequência.

Agora o que importa é limitar os danos. Isolar esta competição. Assumir que não estivemos à altura, mas impedir que o insucesso neste objectivo contamine os restantes. Rumar ao Penta!

Em relação ao jogo de ontem, sinceramente, não me apetece falar muito (ficha do jogo aqui). A competição já estava perdida e a motivação não podia ser mais baixa. Até eu, habitualmente entusiasta, fui à Luz só porque...jogava o Benfica. Percebo e concordo com a opção do míster em mudar quase toda a equipa. O que interessava era poupar os titulares dos próximos jogos. Não era ontem que íamos resgatar a nossa reputação na Liga dos Campeões. Será na próxima edição.

O problema de mudar tantos jogadores de uma assentada é que acabamos por ficar sem perceber se alguém soma créditos para os jogos seguintes. A falta de entrosamento colectivo não permite que ninguém se destaque pela positiva. Por exemplo, o João Carvalho. Noutro contexto, entrando apenas ele juntamente com os habituais titulares, podia mostrar o seu valor e justificar a permanência no plantel a partir de Janeiro. Assim, apesar de alguns pormenores técnicos de qualidade (ou não fosse ele um produto do Seixal), pareceu-me sempre inconsequente. Fica a dúvida. Dúvidas que já não tenho em relação a outros: Douglas e Gabriel são para devolver à procedência asap. O Lisandro, tenho pena, mas já não acredito que consiga melhorar. Quando um central insiste em sair da grande área a fintar os adversários que lhe aparecem pela frente...Ora, porra! 

Mas pronto, deixemos isso! Reforço a ideia:

Agora o que importa é limitar os danos. Isolar esta competição.  Assumir que não estivemos à altura, mas impedir que o insucesso neste objectivo contamine os restantes. Rumar ao Penta!

Limpar a cabeça e ganhar ao Estoril no Sábado. E depois ao Rio Ave na Taça de Portugal. E depois, novamente na Liga, ao Tondela. E finalmente ao Portimonense e ao Setúbal na Taça da Liga. Se assim fizermos, conseguiremos deitar para trás das costas o desaire europeu e entrar no Novo Ano com confiança renovada. Em perfeitas condições anímicas para o derby de 3 de Janeiro.

Claro que cabe essencialmente ao treinador e aos jogadores fazerem o que tem de ser feito para ganharmos o quinto campeonato consecutivo (sim, é disso que se trata: lutar pelo quinto campeonato consecutivo, é esta a nossa crise) e mais duas taças. Cabe-lhes essencialmente a eles. Os mesmos que nos trouxeram até aqui, convém não esquecer. Mas também nós, benfiquistas, temos uma palavra a dizer. Nos cafés, nas ruas, nas televisões e nas redes sociais, mas principalmente nos estádios. 

Como é? Vamos ficar a chorar sobre o leite derramado e a minar as nossas possibilidades? Ou vamos cerrar fileiras e lutar com todas as nossas forças para podermos cantar VITÓRIA no fim?










1 comentário:

  1. É isso Miguel! O melhor é pensar no que virá a partir de agora. Fiquei um pouco desiludido porque esperava uma postura de mais raça por parte dos jogadores que têm jogado pouco. Mas enfim, esta Liga dos Campeões parece ter provocado algum tipo de sonolência generalizada a todo o plantel e técnicos também.

    ResponderEliminar

Partilha aqui a tua opinião