Páginas

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

terça-feira, 9 de abril de 2019

RESPEITAR A PRIORIDADE












Parto do princípio que todos temos noção que não estamos a lutar para vencer um campeonato: estamos a lutar para vencer a máfia num campeonato inquinado pela nova versão do apito dourado. 

Há muito que se tornou evidente que estamos a lutar contra os poderes podres instalados no futebol português. Lutamos em campos inclinados contra nós pelos árbitros, ora corrompidos pelo clube da fruta, ora coagidos pela milícia do macaco. Lutamos contra equipas e clubes que são autênticos capachos dessa associação criminosa. Lutamos num ambiente mediático intoxicado por jornaleiros e comentadeiros que não se envergonham de prestar vassalagem a essa corja de mafiosos.

Em relação a este último ponto, note-se o spin que a descomunicação social consegue fazer num jogo em que o único erro relevante e indiscutível da equipa de arbitragem foi um penálti que ficou por assinalar a favor do Benfica, por corte com a mão a remate do Grimaldo!

De facto, o ponto a que chegou a roubalheira é tal, que até me leva a considerar esta arbitragem do João Pinheiro bastante razoável, pois teve a coragem de validar bem duas decisões importantes a nosso favor e só nos tirou um penálti claríssimo.

Voltando ao tópico que aqui me traz - a definição clara da prioridade desta época. Neste contexto, a energia necessária para vencermos cada uma das seis finais é muito superior ao que seria natural, se atendêssemos apenas à diferença de qualidade entre a nossa equipa e as restantes. Pela importância deste campeonato e pela dificuldade acrescida de o vencermos, defendo que todas as decisões técnicas devem ser tomadas em função da sua Reconquista. 

Assim, se fosse eu que mandasse, o nosso Onze inicial para ganhar o jogo da Liga Europa desta quinta-feira seria algo parecido com:

Vlachodimos;
Corchia, Ferro, Jardel e Yuri Ribeiro;
Fejsa e Krovinovic;
Zivkovic e Cervi;
Jota e Jonas.

Apenas o Ody e o Ferro eram titulares nos dois jogos e tínhamos a equipa com a energia máxima no domingo. Numa época normal eu não pensaria assim, mas esta não é uma época normal.

Seja como for, quinta-feira lá estarei, para ajudar a nossa equipa a chegar às meias-finais da Liga Europa!


11 comentários:

  1. O Jonas está castigado. Não pode jogar.
    O Sálvio já treionou hoje e pode entrar.
    Não se não jogar os descansa porque no regresso daquela semana sem jogos os titulares parece que perderam a rotina.
    O meu onze seria:
    Ody
    Corchia, Jardel Ferro, Grimado
    Feija, Gedson e Florentino
    Sálvio e Zivko
    Sefe e Félix

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não me lembrava do castigo do Jonas.

      Olha lá, então e jogamos com 12, é?

      Eliminar
  2. É pena termos de deixar a Liga Europa um pouco de lado, porque aquele Benfica dos 10-0 ou o que cilindrou o Sporting em Alvalade ou ainda o que engoliu o dragão no Porto poderia muito bem chegar à final e vencer. Mas tens razão, este campeonato é importante demais para corrermos o risco de morrer na Praia e deixar o Crime Organizado derrotar-nos de novo.
    Por isso, o meu onze para o jogo do com o Frankfurt seria:
    Odysseas; Corchia, Ferro, Jardel, Yuri Ribeiro; Fejsa; Zivkovic, Gedson, Rafa; Jonas, Seferovic (ele não vai querer ficar de fora neste jogo contra a sua ex-equipa).
    Para o jogo com o Setúbal:
    Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo; Samaris; Pizzi, Taarabt, Rafa; João Félix, Seferovic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, o Jonas está castigado na Liga Europa? Então entra o Taarabt no apoio a Seferovic.

      Eliminar
    2. O Taarabt não está inscrito na UEFA. À data das inscrições ainda não se tinha dado o milagre da ressurreição...

      Bom, sendo assim ia com Sefe e Jota, para dar algum descanso ao Félix

      Eliminar
    3. Sim, Jota lá pra dentro! Estamos todos loucos para ver o Jota explodir de vez, mas talvez isso só venha a acontecer no próximo ano. Pena que só possam jogar 11, porque realmente O Krovinovic e o Cervi preciam muito de ganhar confiança.

      Eliminar
  3. Aliás, por falar no Cervi, o que achas dele se transformar definitivamente num lateral esquerdo, já pensando na saída do Grimaldo? É que ele caiu muito de produção como extremo. Nunca toma a decisão certa. Talvez esteja com saudades do 4-3-3.
    E o como referi no meu blog, o que achas do Taarabt como 8, no lugar do Gabriel? Não fiquei muito convencido com o Samaris a 8. O Gabriel faz muita falta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim. O Cervi, a ter futuro no Benfica, será como lateral ofensivo, tipo Grimaldo. Como extremo está um bocado abaixo do nível que precisamos e a concorrência é feroz. Mas para isso acontecer, acho que também é importante falar com o jogador e ele estar interessado nisso, pois é uma alteração com impacto na sua carreira.

      O Taarabt, nos jogos em que entrou foi para o centro e mostrou-se confortável, se bem que foi em alturas em que já só estávamos a atacar. Acho que vai depender da estratégia para cada jogo. Haverá jogos em que fará mais sentido o Tino, outros o Gedson, outros o Taarabt. Teoricamente, até o Krovi ou o Zivko, já para não falar do Pizzi que está melhor na direita, podiam fazer a dupla com o Samaris. O problema destes criativos é que num meio campo a dois ambos têm que defender, fazer coberturas quando o colega sai na pressão, dobrar os laterais, etc. Ou seja, têm que despender tanta energia para defender como para atacar, como tão bem fazem o Gabriel e o Samaris. E por vezes esquecem-se...

      Eliminar
  4. Na verdade temos muitos médios. É só escolher. Pena que o Krovinovic ainda não tenha conseguido voltar à forma do ano passado. Essas lesões de ligamentos no joelho são lixadas. Nem todos são como o Salvio que sempre volta em grande. Mas, olha, não sei se viste o último jogo da equipa B, em que o David Tavares foi titular. Ele que no início da época teve essa mesma lesão. Fiquei surpreendido com a sua exibição. Um monstro de força e atributos técnicos muito interessantes. O Krovi sempre que jogou não pareceu totalmente recuperado.
    Ainda sobre o Cervi, eu gosto dele. É muito aguerrido e já teve bons momentos naquele lado esquerdo com o Grimaldo. Aliás, não é por acaso que foi chamado à seleção. Mas realmente agora está muito mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O David Tavares também me impressionou! Enorme raio de acção, força, técnica, visão de jogo. Muito bom! E é um esquerdino, que ainda é mais especial. Tem lugar na pré-época, certamente.
      Pois o Cervi é aguerrido, mas é muito pouco esclarecido no último terço. Pode ser útil em certas fases dos jogos, mas precisamos que os nossos extremos consigam combinar melhor com os colegas. O Salvio também é mais de acções individuais, mas tem uma taxa de sucesso muito maior.

      Eliminar
  5. Sim, com apenas um ou dois jogos após a grave lesão e o David Tavares já mostra essa força toda, imaginadaqui a um mês ou mesmo no início da próxima época. Eu usei o que vi deste miúdo para fazer um contraponto com o Krovinovic que, a meu ver ainda está a anos-luz da forma que estava quando se lesionou. David Tavares e Krovinovic, as mesmas lesões, mas naturalmente cada um a seu tempo. E o Krovi até jogou na equipa B e também mostrou muito pouca desenvoltura. Ele só na pré-época para voltar a ser aquele Krovi que todos esperamos.

    ResponderEliminar

Partilha aqui a tua opinião