Páginas

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

FIM DE LINHA



Contra a minha vontade, vejo-me obrigado a retirar o meu apoio à continuidade do mister Rui Vitória como treinador do Benfica. 

Referi aqui, há poucas semanas, quais as razões que me levavam a defender a sua permanência e qual a circunstância que me levaria a mudar de opinião. Recapitulando, do lado da permanência: a convicção de que não podemos andar a despedir treinadores por não caírem no goto de alguns adeptos ou por uma sequência de maus resultados. Também por considerar, analisando o histórico das três épocas completas, que o Rui Vitória merecia a oportunidade de reconfirmar este ano a sua capacidade para treinar o Benfica.

Referi então que havia uma linha vermelha que, caso fosse ultrapassada, teria de ditar o seu afastamento: a quebra de confiança dos jogadores no treinador. Pois bem, no jogo com o Arouca fiquei com a impressão de que essa linha já tinha sido atingida e ontem essa impressão tornou-se ainda mais forte. Quando um treinador diz: "tínhamos uma estratégia que não foi operacionalizada", eu ouço: "os jogadores não acreditaram naquilo que eu lhes disse". E quando assim é, nada mais há a fazer. A partir de hoje, considero que o melhor para o Benfica será a saída do Rui Vitória.

A verificar-se a sua saída, a minha primeira opção seria o Paulo Fonseca. É o treinador português cujo futebol mais me agrada. É conveniente que seja português pela rapidez de adaptação numa época em curso. É conveniente que tenha uma filosofia de jogo de equipa grande, e já no Paços de Ferreira o Paulo Fonseca tinha essa mentalidade. Provavelmente seria difícil tirá-lo do Shaktar a meio da época, mas acho que vale a pena tentar. Caso não seja possível para já, sou da opinião que devíamos optar por uma solução interna: Renato Paiva. Em Maio se veria se tinha condições para continuar ou se voltávamos a tentar o Paulo Fonseca.

Sábado lá estarei, como sempre. Para apoiar a equipa e sem lenço branco.

VIVA O BENFICA!!

7 comentários:

  1. Realmente, uma pena! O futebol tem coisas inexplicáveis. A equipa esteve bem até ao jogo do Porto. A partir daí ficou tudo de pernas pró ar. Eu nunca vou conseguir entender como foi possível tamanho descalabro depois daquela bela vitória ao Porto, com "pasodoble" e tudo. Essa vitória só podia embalar-nos para a tão falada reconquista, mas afinal foi o início de um grande pesadelo.
    O meu receio no meio disto tudo é que seja a comunicação social a influenciar as futuras decisões da direcção, precisamente esta comunicação social que muito nos tem maltratado.
    E se a decisão for mesmo por um técnico interino, vai ser uma festa. Sou totalmente contra isso. Que ponham O Bruno Lage ou o Renato Paiva até ao fim da época e ponto final. Mas se a opção for por um técnico mais maduro, simpatizo muito com o Leonardo Jardim. Além de excelente técnico, tem também essa capacidade de apostar nos jovens da casa. E está desempregado!

    ResponderEliminar
  2. Certamente não terá sido por ganharmos ao porto que entrámos nesta espiral descendente, mas lá que é estranho não termos aproveitado esse balanço, lá isso é!
    Pois eu em relação ao Leonardo Jardim tenho muitas dúvidas. É verdade que fez uma grande época no Mónaco, mas foi quando lá tinha grandes craques. Quando saíram o Bernardo, o Mbappé, o Mendy, o Bakayoko, aquilo caiu a pique.
    Pelo que se diz, a solução interina será o Bruno Lage. Não me parece mal. Falei no Renato Paiva porque me parece que tem mais carisma e uma mentalidade de jogo muito ofensiva, ideal para as competições nacionais. Mas o Lage tem experiência internacional e de futebol sénior, talvez esteja mais preparado.

    ResponderEliminar
  3. Sim, o trabalho do Renato Paiva também impressiona-me bastante. Vi muitos jogos das suas equipas de juniores e juvenis e ele tem essa característica que vejo nos técnicos modernos actuais. Eu até via o Rui Vitória como um técnico moderno (basta ver a forma como ele mudou para 4-3-3 e a equipa jogou maravilhosamente bem), mas acho que essa mentalidade de que é preciso repetir o onze para ganhar automatismos é coisa do passado. Ele exagerou nessa ideia e perdeu-se completamente. Até chegaste a referir que depois de garantida a qualificação para a fase de grupos da Champions o Rui Vitória deveria ter rodado a equipa e concordo plenamente.
    Vejo o Guardiola manter uma espinha dorsal de 3-4 elementos, com Laporte na defesa, Fernandinho no meio-campo e Aguero e/ou Sterling no ataque, com o resto a rodar de jogo para jogo; o Alegri da Juventus, a mesma coisa, com todos a rodar, excepto Bonucci, Pjanic e Ronaldo; vejo o mesmo no Borussia Dortmund, líder do campeonato alemão, com um técnico francês que eu nem sabia se era bom, mas ele também roda a equipa toda e os únicos que jogam sempre são o Witsel e o Reus, etc., etc.
    Claro que não é preciso fazer isso para se ser um técnico moderno, mas sinceramente, eu não consigo entender que planificação para a nova época foi essa com a contratação de 2 pontas-de-lança de peso (Ferreyra e Castillo), que se juntaram aos que já estavam (Jonas e Seferovic), sem falar no miúdo Félix que também pode jogar como ponta-de-lança, e o Rui Vitória a insistir até à exaustão no 4-3-3, sem uma variação táctica, sugando as forças do Pizzi até conseguir deixá-lo de rastos, ele que começou tão bem a época; a não saber aproveitar a força do Alfa Semedo que o salvou na Grécia, com aquele golo ao PAOK cheio de raça e vontade, a reivindicar mais minutos; a insistir num Fejsa também de rastos; a não aproveitar a capacidade do Zivkovic em partir das alas para fazer jogo interior, depois da excelente ponta final que ele fez na época passada, enfim... Foi muita falta de criatividade do nosso técnico não ter usado mais o Zivkovic depois da forma belíssima como ele substituiu o Krovinovic na época passada. O Zivkovic poderia muito bem ser o nosso Bernardo Silva que é usado fabulosamente no 4-3-3 do Guardiola, umas vezes preenchendo o meio campo a três, outras vez avançando como extremo nos três do ataque.
    Mas é claro que nem tudo foi mau, pois o Rui Vitória, mais uma vez, teve a coragem de lançar um miúdo, o Gelson Fernandes, e que jogador temos aí! Mais um Golden Boy, além do Rúben Dias, Félix, etc. Só que, pelos vistos, a planificação da época foi feita só para chegarmos à fase de grupos da Champions.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa-me, Miguel! Eu nem vi que tinha escrito tanto. Essa paixão pelo Benfica é lixada!

      Eliminar
    2. Estás à vontade! :) Há espaço que chegue.

      Eliminar
  4. Kkkkkkk
    Há espaço que chegue e muito jornal para vender! Parece que afinal o Rui Vitória fica. Vamos a ver o que sairá dessa conferência de imprensa. É agora quem parece perdida é a comunicação social! Kkkkkkk

    ResponderEliminar
  5. Novo blogue Benfiquista.

    http://1comando1904.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Partilha aqui a tua opinião