Páginas

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

domingo, 3 de setembro de 2017

Mercado fechado, questões em aberto




Precisamos muito que sejam afirmativas as respostas às seguintes questões que ficaram em aberto após o fecho do mercado:

1) Será o Svilar, apesar dos seus dezoito aninhos, um prodígio das balizas?

2) Será o Douglas um lateral competente a defender e diferenciado a atacar?

3) Teremos em Kalaica ou Rúben Dias centrais já capazes de nos dar a segurança necessária na ausência do Jardel ou do Luisão?

4) E a mais importante de todas: será o departamento médico, juntamente com a equipa técnica, capaz de diminuir a ocorrência e duração de tantas lesões? 

Estas são, quanto a mim, as questões cruciais cuja resposta terá de ser "SIM!", no decorrer das próximas semanas e meses por forma a mantermos intactas as nossas ambições para esta época.

1) Aprofundemos estes temas, começando pela baliza. Todos sabemos que o Júlio César sofre de problema crónico nas costas e terá de parar várias vezes ao longo do ano, mesmo que não tenha outras lesões. Precisamos então de olhar para o segundo guarda-redes do Benfica não como quem olha para um guarda-redes suplente mas para um titular. O Bruno Varela, já o disse e mantenho, tem pontos fracos que dificilmente serão corrigidos no curto prazo. Não é dominador do espaço aéreo e não é decidido a sair dos postes. Poderá evoluir ao longo da sua carreira, mas entretanto vai cometer muitos erros - não nos podemos dar a esse luxo, com a baliza não se brinca!

Resta-nos então esperar que o jovem belga seja mesmo um prodígio - algo raro mas que às vezes acontece - e esteja capaz de assumir a defesa das redes do Glorioso aos 18 anos. Vale o que vale, mas tenho um bom feeling em relação a este.



2) O André Almeida é um jogador regular e muito útil no nosso plantel. Mas quem passa tanto tempo como nós a atacar precisa que os laterais também sejam desequilibradores lá na frente, tipo Grimaldo e Semedo. Manifestamente, não é o caso do André. Por conseguinte, é fundamental que o Douglas seja competente e concentrado a defender, mas também criativo e influente na manobra ofensiva. O rapaz ter chegado ao aeroporto de Lisboa a responder em castelhano mal amanhado a uma pergunta em português, sendo ele brasileiro...não abona muito a favor da sua inteligência. Vale o que vale, mas não tenho grande feeling em relação a este. O plano C seria baixar o Salvio para lateral.



3) O Luisão e o Jardel têm qualidade mais que comprovada e suficiente para dar resposta às dificuldades que nos esperam. Aqui a dúvida é sobre a condição física, principalmente do Jardel. O Lisandro é bom rapaz e até tem mais qualidade que os colegas no início de construção, mas falha demasiado. Um central não pode. O Kalaica e o Rúben têm enorme potencial, mas será que já estão prontos? O plano C seria baixar o Samaris para central.


4) Finalmente, a questão mais importante e que mais preocupações nos tem causado - as lesões. Os meus parcos conhecimentos de medicina desportiva não me permitem identificar causas, muito menos apontar culpados. Mas é por demais evidente que a quantidade e duração das nossas lesões está muito acima da média e não podem ser explicadas apenas por azar. Algo tem de ser feito para normalizar esta situação.


Confesso que gostava de me sentir mais confortável com o desenho do nosso plantel após o fecho de mercado. Obviamente, mantenho toda a confiança na conquista do Penta e não regatearei o apoio incondicional à nossa equipa do primeiro ao último segundo de cada jogo, jogue quem jogar. As questões que referi acima serão respondidas por todos ao longo das próximas semanas e meses.




Não, não me esqueci de referir o Gabigol. Simplesmente não considero uma questão tão crucial como as anteriores. Mesmo que o seu rendimento não seja espectacular (e acredito que será), estamos muitíssimo bem servidos lá na frente com Jonas, Raúl e Seferovic. Se este Gabriel render golos e assistências, então sim, será uma enorme mais-valia. E já agora, obrigado Mitroglou! Tenho pena de ver sair o nosso grego goleador, mas...é a vida!



Fiquemos então com a composição final (até Janeiro) do nosso plantel principal:



                                                Seferovic
Raul
 Gabigol
Jonas
J.Carvalho
         Cervi                                                      Pizzi                                                 Salvio
         Rafa                                                      Krovinovic                                          Zivkovic
         Willock                                                   Chrien                                               D.Gonçalves
                                                                                                                
Fejsa
Samaris
F.Augusto
       Grimaldo                           Jardel                                Luisão                             A.Almeida
       Eliseu                              Lisandro                            R.Dias                             Douglas
                                             Kalaica                                                             
                                                                   J.César
                                                                M.Svilar
                                                                B.Varela





Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha aqui a tua opinião