Páginas

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

RETOMAR O NÍVEL


Já se sabia que a qualidade do nosso jogo ia baixar de nível devido à ausência do Krovinovic. A minha esperança era que, ainda assim, conseguíssemos manter um nível suficientemente elevado para prolongarmos a série de vitórias. Infelizmente não foi o caso. Poder-se-á dizer que fizemos o suficiente para ganhar o jogo, atendendo a que desperdiçámos um penalti e outra ocasião de baliza aberta, mas de facto não foi o suficiente.

Comparativamente com os jogos anteriores, perdemos fluidez na circulação, esclarecimento na construção e frieza na finalização. Perdemos muitas bolas por precipitação nos passes, por tentarmos chegar demasiado depressa ao último terço. Em termos defensivos também não estivemos tão fortes como tem sido habitual recentemente e, principalmente na primeira parte, permitimos que o jogo ficasse excessivamente dividido.

Será que esta quebra de rendimento se deve à substituição do Krovi pelo João Carvalho? Essencialmente, sim. A diferença de qualidade individual é actualmente muito acentuada. O João não fez um jogo acima nem abaixo daquilo que eram as minhas expectativas iniciais. Terá de melhorar bastante e muito rapidamente para que nos ajude a recuperar o nível que já tínhamos atingido. Tem de se mostrar mais ao portador da bola oferecendo linhas de passe simples e seguras nas fases iniciais de construção. Tem de perceber que muitas vezes é melhor passar para trás ou para o lado, em vez de procurar sempre o passe de ruptura, de aceleração. E tem de ser muito mais participativo e influente em organização defensiva. 

Mas também precisamos que os restantes elementos consigam suprir colectivamente a diferença de qualidade individual entre o João e o Krovi.

A segunda alternativa parece ser o Zivkovic. Fica a ideia que nos trinta minutos em campo conseguiu ser mais influente do que o João Carvalho nos sessenta, mas não sabemos se teria sido assim caso tivesse entrado de início. Globalmente, jogámos melhor na segunda parte do que na primeira e o sérvio terá beneficiado disso. Mas também contribuiu para tal, nomeadamente com o passe a isolar o Cervi no lance do penalti.

O facto de termos marcado o golo do empate nos últimos segundos não tira o sabor amargo deste resultado. Para todos os efeitos são dois pontos perdidos. Resta-nos esperar pelo fim da jornada para aquilatarmos a extensão completa dos danos sofridos.

Seja como for, isto ainda não acabou! Se conseguirmos retomar rapidamente o nível exibicional anterior, continuo a acreditar que vamos ultrapassar a concorrência. Agora é manter a fé, encher a Luz no próximo Sábado e ajudar a equipa a somar três pontos frente ao Rio Ave. É proibido desistir!


                             Ficha do jogo (aqui)



2 comentários:

  1. Acho que o nosso problema voltou a ser novamente o tempo. É uma pena porque a equipa já estava a jogar de forma tão harmoniosa com o Krovinovic e para chegarmos a esse nível foi preciso muito sofrimento por causa da pressão em cima da equipa e tempo também. Agora sem ele, com João Carvalho ou Zivkovic também vamos precisar de tempo. O problema é que não podemos errar mais.
    Mas logo no início do jogo deu para ver que a equipa não estava nos seus dias. Mesmo assim, criamos oportunidades suficientes para marcar 2, 3 ou 4 golos. Mas o futebol é assim mesmo. Antes eu sentei-me calmamente para assistir ao jogo dos nossos juvenis naquele torneio do Qatar. De tanto ouvir maravilhas daquela equipa eu fiquei curioso. E realmente foi maravilhoso ver a forma fácil como aquela equipa joga, com muito talento mas bem organizados como equipa. Só que, de tanto falhar golos feitos, que daria para encher um saco de 10, afinal acabaram por perder nas poucas idas da equipa japonesa À nossa baliza. É o castigo. E ontem contra o Belenenses falhamos muito não só golos feitos como também aquele último passe.
    Mas enfim, vamos acreditar!
    Saudações benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que ontem tenhamos criado assim tantas ocasiões, faltou algo mais que a finalização. Realmente tempo já não temos, precisamos de voltar rapidamente ao rumo certo. Mas agora estamos mais perto desse nível do que estávamos quando o Krovi entrou na equipa, é "só" voltar a fazer o que já estávamos a fazer.

      Reforço a ideia, agora fortalecida pelo empate do Porto: Se conseguirmos retomar rapidamente o nível exibicional anterior, vamos ultrapassar a concorrência!

      Eliminar

Partilha aqui a tua opinião