Páginas

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Fizeste História, Enorme Capitão!




Os números são tão impressionantes que nem parecem deste século. Quinze anos de águia ao peito. Quinhentos e trinta e oito jogos, apenas superados pelos quinhentos e setenta e oito do Nené. O capitão mais vezes capitão, em quatrocentas e catorze ocasiões. O jogador do Benfica com mais presenças nas competições europeias, cento e vinte sete. E, acima de tudo, o mais titulado de sempre na gloriosa história do Sport Lisboa e Benfica, com vinte títulos! Quantas e quantas vezes cantámos: "Lá vai o capitão Luisão levantar mais uma taça!"... E os golos, quarenta e sete são muitos para um defesa, com a particularidade de vários terem sido decisivos. O mais emblemático foi o que nos deu o título que pôs fim ao jejum de dez anos, em 2005, mas também ao Braga em 2010, ou os dois marcados ao Tottenham, em Londres, foram momentos marcantes na história recente do Benfica.

O Luisão ajudou-nos a sair do buraco em que caímos nos anos noventa do século passado e conduziu-nos ao inédito Tetra. Ajudou a tornar excelentes os defesas centrais que serviram o Glorioso durante o seu reinado. Defendeu intransigentemente os seus colegas e o emblema do Maior de Portugal. Sim, é verdade que nas primeiras épocas, há já muito tempo, tirava cinco dias por ano, durante as suas férias, para melhorar o contrato. A certa altura, aí por 2009 ou 2010, se não me engano, o Presidente, seu companheiro de viagem nesta magnífica aventura, entendeu por bem resolver de vez essa questão e ofereceu-lhe as condições que lhe permitiram tornar-se a maior referência do Benfica no séc.XXI.

Não sei se o futuro do Luisão passa pelas relações internacionais ou por funções mais próximas dos relvados e balneários, mas sei que o Benfica não pode desperdiçar uma pessoa com o seu conhecimento, experiência e inteligência.

A despedida a que assistimos ontem pela BTV foi bonita e sentimental, mas faltou-lhe o calor humano que só pode vir das bancadas. Certamente, teremos em breve a oportunidade de mostrar ruidosamente ao Enorme Capitão o quanto lhe agradecemos.

OBRIGADO, MUITO OBRIGADO, ENORME CAPITÃO!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha aqui a tua opinião