Páginas

Se todas as batalhas da

"SE TODAS AS BATALHAS DA HUMANIDADE SE TRAVASSEM APENAS NOS CAMPOS DE FUTEBOL, QUÃO BELAS SERIAM AS GUERRAS!" (Augusto Branco)

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Então, como estamos?



O Salvio, a nossa arma de destruição maciça, continua a fazer golos e assistências como quem respira. O Pizzi, o nosso maestro, está a apresentar o seu melhor futebol desde que chegou ao Benfica. O Fejsa... é o Fejsa, eh, eh! O Gedson já está num nível muito interessante e continua a crescer de jogo para jogo. A dupla de centrais está como o aço. O Sr. Almeida garante a limpeza na sua área de jurisdição. A dupla de minorcas da asa esquerda, Cervi e Grimaldo, não pára de fazer diabruras. O Vlachodimos vai-nos dando razões para acreditarmos que a baliza está bem entregue (falta ainda percebermos bem como é o seu comportamento nos cruzamentos). Até o Seferovic, que já parecia carta fora do baralho, volta a fazer um bom início de época e apresenta forte candidatura à titularidade. O Rafa e o Zivko, principalmente o primeiro, têm sido suplentes de luxo. E no "forno" temos mais alguns elementos que, a seu tempo, também darão o seu contributo para a Reconquista. Nomeadamente: Jonas, Castillo, Félix, Ferreyra, Krovinovic, Alfa, Conti e as novidades de fim de mercado, Corchia e Gabriel. Por falar nisso, vejamos como ficou o plantel após o fecho de Verão:

Nota: Com esta disposição dos 29 elementos pelo relvado pretendo explicitar o facto de termos plantel para jogar em 4-3-3 ou em 4-4-2. Julgo que esta época esse será um factor diferenciador que dificultará ainda mais a tarefa dos treinadores adversários. Acredito também que chegaremos ao final da época e veremos que começámos quase tantos jogos num sistema quanto no outro. Temos matéria-prima de qualidade e em quantidade. Caberá agora ao mister Vitória reconfirmar que é o homem certo, no lugar certo, na hora certa!

Então, e como estamos?
Por agora estamos bem, obrigado! Alcançámos o primeiro grande objectivo da época com um apuramento reTOUMBAnte para a Liga dos Campeões e chegámos à paragem de Setembro sem ninguém à nossa frente no campeonato. Não tenho dúvidas nenhumas que somos e seremos a melhor equipa em Portugal, e só com uma enorme roubalheira, ainda maior que na época passada, é que nos poderão desviar do caminho da Reconquista. 

Já na Liga dos Campeões, a conversa é outra. Para podermos garantir o apuramento na fase de grupos, precisamos ainda de melhorar um ou outro aspecto no nosso futebol, mormente a reacção à perda e a organização defensiva. O Bayern é claramente mais forte, o AEK não será pêra doce e o Ajax renovado aposta forte num regresso à ribalta europeia. Mas os indicadores que temos até agora permitem-nos antever esta campanha com optimismo, pois partimos de um nível bastante satisfatório e a tendência será para melhorarmos.

Fruto de uma pré-época muito bem preparada e de uma atitude muito assertiva no mercado (tal como eu tinha pedido em Maio, aqui), entrámos a um nível muito acima do habitual para um início de época e só faltou a vitória sobre o Sporting para fazermos um Agosto perfeito. 

Estamos bem, mas ainda vamos melhorar!
A fluidez no início de construção e a paciência na escolha das melhores opções na segunda fase são já uma imagem de marca do Benfica 18/19. Com a troca do Ferreyra pelo Seferovic melhorámos a ligação com o último terço, mas ainda podemos e devemos evoluir bastante neste aspecto. Sem bola, temos conseguido fazer uma pressão alta muito eficaz em grande parte do tempo de cada jogo. Ainda assim, nos últimos encontros, deixámos os adversários chegarem à nossa área mais vezes do que o aconselhável. Agora é tempo de recuperar os lesionados - e todos ansiamos pelo upgrade que nos será dado pelos regressos do Jonas e do Krovi -, aprofundar a integração dos novos elementos e dos menos utilizados e preparar da melhor forma o próximo ciclo que contém embates com o Bayern e com o Porto. Venham eles!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha aqui a tua opinião